Serão as famosas birras de sono?

quarta-feira, 16 de novembro de 2011


Não me canso de repetir que adoro ser mãe, todos os dias aprendo coisas novas, todos os dias aprendo a lidar com as novas situações que vão surgindo, é que por mais cursos de preparação para o parto que se façam, não há aulas que cheguem para nos ensinar a ser mães ou pais. Sempre nos vale o nosso instinto. Acredito que se o seguirmos, encontraremos sempre as melhores respostas e agora sim, sei o que é o instinto maternal.

De há umas 2 semanas para cá, o João Afonso, depois de comer, passado um bocadinho, começa a ficar muito agitado, a chorar alto e com muitas, muitas lágrimas, que me deixam de coração apertadinho. Inicialmente pensámos que seriam as cólicas, mas depois começámos a pensar que poderia ser o sono, porque enquanto chora e se agita, o João Afonso lá vai esfregando as mãozinhas nos olhinhos. Ao início pegava nele ao colo, mas ao contrário do que se poderia pensar, ele não se calava, continuava muito agitado. Agarrava-o com firmeza e punha-o o mais junto a mim possível, com a chuchinha, que insistentemente mandava fora, dava-lhe umas palmadinhas no rabiosque e passado um bom bocado lá acabava por adormecer, mas depois de uma luta enorme. E isto acontece sempre depois de todas as refeições. Eu ficava desesperada porque ficava de coração partido a ouvi-lo chorar.
Entretanto fomos à Pediatra, que me "deu na cabeça" por deixar o João Afonso adormecer ao meu colo e disse-me que tinha de o ensinar a adormecer sozinho. Eu sei que é importante que ele aprenda a adormecer sozinho, até para se tornar num menino autónomo e para dormir melhor.
Depois de muito pensar acerca disso, esta semana decidi começar a deitá-lo na caminha dele assim que começa a choramingar ao colo, dou corda ao móbile, ligo a música zen, dou-lhe o bonequinho do sono (doudou) e falo com ele baixinho.
Comecei ontem a tentar e já consegui que adormecesse na caminha dele 4 vezes. Ele continua a chorar e a agitar-se, depois lá consigo que acalme e que feche os olhinhos e durma sossegado.
Acho que o meu rapagão lindo não quer dormir, quer é descobrir o mundo, ver tudo o que há para ver e aprender muito....
Entretanto espero ansiosamente que estas "birras" acabem e que ele aprenda que dormir é muito bom e que os Papás estarão sempre com ele quando acordar!





2 comentários:

Em busca do sonho disse...

é tão bom tê-los no nosso colinho, dar-lhes miminhos e deixá-los adormecer nos nossos braços. Mas sabemos que não pode ser sempre assim... eles habituam-se tão depressa! E o nosso coração de mãe fica tão derretido e não conseguimos resistir ao choro dos nossos bébés. Pode ser que seja apenas uma fase.

bjinhos nossos

Mãezuka disse...

Espero que sim, que seja só uma fase! :)
Beijinhos

Enviar um comentário

Crescimento do Bébuco

Lilypie Premature Baby tickers